Fumo desde os 15 anos. Comecei acredito que como a maioria para experimentar e de baladinhas e aos 18 já estava comprando maços e fumando todos os dias.
Com a mudança na minha vida vida, fazendo exercícios, procurando emagrecer e em busca de uma qualidade de vida melhor não vejo mais espaço para o cigarro. É muito difícil para, já tentei algumas vezes, a minha maior preocupação é o ganho de peso, que vai totalmente contra o meu maior objetivo que é emagrecer.
Essa foto me chocou! Revela minha luta no geral!
Como decidi pelo recomeço da minha vida, caso eu venha a engordar nesse processo sei que vou conseguir emagrecer novamente.
Li bastante sobre o assunto e as formas de largar o cigarro e penso em um JOGO.
Adoro jogos eles deixam as coisas mais divertidas e acabam fazendo com que o tempo passe mais rápido.
Então terei comigo 1 cigarro Coringa a partir de hoje!
1. A cada um mês esse cigarro coringa se transformara em um presente para mim! Legal né?!?!
2. Esse presente pode ser qualquer coisa que eu queira e claro possa comprar =D
3. Caso ele seja utilizado zera a contagem dos dias para um novo Cigarro Coringa!
4. Apenas esse cigarro coringa será utilizado em momentos de sufoco, desespero, ou vontade de matar alguém.
Como eu já tentei parar de fumar, sei que ele é necessário. Isso é tão complicado que só de escrever parar de fumar...dá vontade de fumar Oo'
Vou adorar ganhar meus presentes!
Que o Jogo comece!
Fissura o momento de surto!
O sintoma mais intenso, e mais difícil de se lidar é a chamada "fissura" (grande vontade em fumar). É importante saber que a "fissura" geralmente não dura mais que 5 minutos, e tende a ficar mais tempo que os outros sintomas. Porém, ela vai reduzindo gradativamente a sua intensidade e aumentando o intervalo entre um episódio e outro.
Já que esse momento dura 5 min é nisso que vou focar! 5 min passa rápido e não tenho que me render! Preciso ser forte!
Vou deixar por aqui algumas coisas que li para sempre que precisar relembrar e caso alguém precise também, tá na mão!
As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco
- 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão
- 5 vezes maior de sofrer infarto
- 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar
- 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.
Se parar de fumar agora...
- após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal, após 2 horas não há mais nicotina no seu sangue
- após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza
- após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor
- após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea melhora
- após 10 anos o risco de sofrer infarto do coração será igual ao de quem nunca fumou, e o risco de desenvolver câncer de pulmão cai à metade
- após 20 anos o risco de desenvolver câncer de pulmão será quase igual ao de quem nunca fumou.
Não tenha medo...
1. Dos sintomas da síndrome de abstinência
Quando o fumante para de fumar, pode apresentar alguns sintomas desagradáveis, tais como: dor de cabeça, tonteira, irritabilidade, agressividade, alteração do sono, dificuldade de concentração, tosse, indisposição gástrica e outros. Esses sintomas caracterizam a síndrome de abstinência da nicotina, porém, não acontecem com todos os fumantes que param de fumar. Quando acontecem, tendem a desaparecer em uma a duas semanas (alguns casos podem chegar a 4 semanas).
Alguns dos sintomas, como dor de cabeça, tonteira e tosse são sinais do restabelecimento do organismo sem as 4.720 substâncias da fumaça do cigarro.
O sintoma mais intenso, e mais difícil de se lidar é a chamada "fissura" (grande vontade em fumar). É importante saber que a "fissura" geralmente não dura mais que 5 minutos, e tende a ficar mais tempo que os outros sintomas. Porém, ela vai reduzindo gradativamente a sua intensidade e aumentando o intervalo entre um episódio e outro.
2. Da recaída
A recaída se caracteriza pelo retorno ao consumo de cigarros após parar de fumar, e não deve ser encarada como fracasso. Comece tudo novamente e procure ficar mais atento ao que fez você voltar a fumar. Dê várias chances a você... até conseguir.
Muitos fumantes que deixaram de fumar fizeram, em média, de 3 a 4 tentativas até parar definitivamente.
3. De engordar
Se a fome aumentar, não se assuste, é normal um ganho de peso, pois seu paladar vai melhorando e o metabolismo se normalizando. De qualquer forma, procure não comer mais do que de costume. Evite doces e alimentos gordurosos. Mantenha uma dieta equilibrada com alimentos naturais e de baixa caloria, frutas, verduras, legumes etc. Atividade física também ajuda no controle do peso. Beba sempre muito líquido, de preferência água e sucos naturais. No início, evite café e bebidas alcoólicas, pois eles estimulam a vontade de fumar.
O mais importante é escolher uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Este dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial e procure programar algo que goste de fazer para se distrair e relaxar.
Escolha um método para deixar de fumar
Método de Parada Imediata: neste método você marca uma data em que deixará de fumar , independente do número de cigarros fumados diariamente. Quando chegar o diaescolhido, você não deverá ter cigarros, porque essa medida diminuirá os riscos de, diante de uma forte vontade de fumar, você acender o cigarro por tê-lo perto.
Parada Gradual: reduzindo o número de cigarros. Por exemplo: Um fumante de 30 cigarros por dia, no primeiro dia fuma os 30 cigarros usuais.
- no segundo, 25
- no terceiro, 20
- no quarto, 15
- no quinto, 10
- no sexto, 5
- O sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros.
Retardando a hora do primeiro cigarro. Por exemplo: no primeiro dia você começa a fumar às 9 horas.
- no segundo às 11 horas
- no terceiro às 13 horas
- no quarto às 15 horas
- no quinto às 17 horas
- no sexto às 19 horas
- no sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros.
A estratégia gradual não deve durar mais de duas semanas, pois pode se tornar uma forma de adiar, e não de parar de fumar. O mais importante é marcar uma data para que seja seu primeiro dia de ex-fumante. Lembre-se também que fumar cigarros de baixos teores não é uma boa alternativa. Todos os tipos de derivados do tabaco (cigarros, charutos, cachimbos, cigarros de Bali, cigarrilhas, narguilé, etc) fazem mal à saúde.
Caso não consiga parar de fumar sozinho, procure tratamento especializado, que poderá ser na rede do SUS. Cuidado com métodos para deixar de fumar que podem trazer malefícios à saúde.
Já escolhi o meu e veremos como será!
Cuidado com as armadilhas
Nos momentos de estresse: procure se acalmar e entender que momentos difíceis sempre vão ocorrer e fumar não vai resolver seus problemas.
Sentindo vontade de fumar: a vontade de fumar ("fissura") não dura mais que cinco minutos. Nesses momentos, para ajudar, você poderá chupar gelo, escovar os dentes, beber água gelada ou comer uma fruta.
Mantenha as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel, rabisque alguma coisa ou manuseie objetos pequenos. Não fique parado - converse com um amigo, faça algo diferente que distraia sua atenção.
Exercício de relaxamento: é um ótimo recurso saudável para relaxar. Faça a respiração profunda: respire fundo pelo nariz e vá contando até 6. Depois deixe o ar sair lentamente pela boca até esvaziar totalmente os pulmões. Relaxamento muscular: estique os braços e pernas até sentir os músculos relaxarem.
Proteja-se ... após parar de fumar uma simples tragada pode levar você a uma recaída. Evite o primeiro cigarro e você estará evitando todos os outros!
É isso ai que eu tenha FOCO, FORÇA e FÉ
Quem diria que essas palavrinhas fariam tanta diferença em minha vida!
Ótima iniciativa! Gostei da idéia do cigarro curinga. Lhe desejo toda boa sorte do mundo nessa jornada e muito foco, força é fé! Bjks
ResponderExcluirMuito obrigada Márcia!
Excluir